ANO LETIVO 2015-2016

CHARLIE E A FÁBRICA DE CHOCOLATE

Nesta adaptação de "Charlie e a Fábrica de Chocolate" prosseguimos a nossa missão transmitindo aos nossos alunos valores essenciais para as suas vidas artísticas, sociais e académicas, para que, em todos os momentos, se possam distinguir pela sua postura cívica.

Com as perturbações nacionais que nos afetam, o papel da família na sociedade, em profunda transformação, é uma obra cada vez mais árdua na formação das crianças e jovens e nas escolhas da família.

Constatamos, com alguma apreensão, que os valores transmitidos em família prevalecem embora se encontrem alterados na sua hierarquia. Tende-se a valorizar mais a autonomia e a democracia familiar, do que o respeito e a obediência.

É, sem dúvida, de grande importância que haja diálogo nas famílias que, com dedicação e determinação, se tomem decisões partilhadas, sem perder o conceito da autoridade. Torna-se necessário que se inculque o gosto pelo trabalho, o respeito por si e pelo outro, a determinação, o brio - não para ser premiado mas por vontade pessoal de exigir de si o melhor, a 'ética do esforço', a par do respeito que devemos a nós e aos outros.

Na adaptação de 'Charlie e a Fábrica de Chocolate', este procura o bem de todos incluindo o dos mais velhos, sendo essa a sua recompensa e felicidade e não a recompensa fácil que as nossas crianças e jovens tanto anseiam e que não as fará mais felizes, pelo contrário, torná-las-á mais vulneráveis `frustração e ao desânimo.

É difícil ser diferente... mas, continuamos a lutar para que os valores, os saberes e a sabedoria sejam mais fundamentados e a sociedade mais harmoniosa.