PASSINHOS da MÚSICA

WORKSHOP

Construídas a partir de linguagens musicais diversas e atividades baseadas no afeto e no brincar, estas sessões constroem-se a partir da interação entre pais/adultos e bebés/crianças num ambiente musical e interpessoal dinâmico, procurando estabelecer pontes de comunicação entre pais e filhos na descoberta da musicalidade das emoções.

 

Canções com e sem palavras, os cantos rítmicos, os padrões tonais e rítmicos, o movimento contínuo, o silêncio, a exploração de instrumentos e objetos sonoros, os jogos musicais, a audição ativa, são os elementos das atividades a partir das quais se explora o som, o corpo, o espaço e o tempo, se desenvolve o vocabulário e o pensamento musical da criança.

 

Dentre os seus objetivos pretende-se criar espaços, partilhar momentos em que todos contribuem na construção da musicalidade das crianças, em que todos são musicalmente significativos

Formadores:

ANTÓNIO AMARAL

Concluiu o Curso de Flauta Transversal na Escola de Música do Conservatório Nacional e a Licenciatura em Ciências Musicais na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa; realizou uma pós-graduação em Ciências Musicais na mesma Faculdade. Desde 2009, é colaborador do Laboratório de Música e Comunicação na Infância da Universidade Nova de Lisboa, onde dinamiza sessões de música. Tem desenvolvido a sua atividade de professor em diferentes contextos socioeducativos e colaborado com a Companhia de Música Teatral em projetos como” BebéBabá”, “Grande Bichofonia”, “Um Plácido Domingo”, “Babelim”, “Jardim Interior” e “Caleidoscópio”.

FERNANDA LOPES

Licenciada em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Fez o Curso Geral de Música do Instituto Gregoriano de Lisboa e estudou viola dedilhada na Escola de Música do Conservatório Nacional e na Academia de Amadores de Música. É autora, compositora e cantora. Tem integrado inúmeros projetos performativos em áreas musicais distintas e participado na gravação de discos, jingles e filmes de animação. Desde 2009, é colaboradora do Laboratório de Música e Comunicação na Infância da Universidade Nova de Lisboa, onde dinamiza sessões regulares de “Música de Colo” para Pais e Crianças dos 0-7 anos de idade. Participou em várias iniciativas do projeto Opus Tutti, nomeadamente nas experiências musicais “Um Plácido Domingo”,“Babelim” e “Jardim Interior”.

Próxima Sessão:

26 de Novembro de 2016

a ser realizada nas instalações

da Escola de Dança Ana Mangericão

0-3 Anos | 16:30 - 17:15

3-5 Anos | 15:45 - 16:30

- Inscrições até 21 de Novembro -

VALOR:

12.50€ por criança*

*Com direito a assistirem à sessão,

mais do que um adulto por criança.

Mais informações:

escolaedam@edam.pt